segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Paris

Bom, depois de mil anos enrolando pra escrever sobre o resto das minhas férias, eu percebi que nao vou ter paciencia pra escrever tudo o que eu fiz aqui, além do mais eu ja tenho tudo escrito no meu diario relativamente inutil. Mas então, a viagem foi muito boa, ficamos 2 dias em Paris e 4 em Londres. Fui com meus host pais e com um sobrinho deles.

A viagem começou no dia 27/10, quarta-feira. De Chambéry até Paris a viagem no TGV (um trem de alta velocidade) durou 3hrs e meia, Campos - Rio né. A velocidade do trem fica em torno de 300km por hora, é bem rapido. Eu passei dois dias em Paris, os dois foram ensolarados, muito bonito! O trem parou na Gare de Lyon, que é a estaçao pra todas as destinaçoes ao sul da França, o que inclui Chambéry. Dai ta, na Gare de lyon mesmo pegamos o metro pra Gare du Nord, que era e estaçao do nosso trem pra Londres e que era a estaçao do lado do nosso hotel, ok. So digo uma coisa, o metro de Paris FEDE, além de ser velho e cheio, sai de mim.

Enfim, deixamos as coisas no hotel e pegamos rumo pra torre Eiffel. Em volta da mesma era um inferno de ambulantes vendendo chaveirinho da Torre Eiffel, senta la todo mundo por favor. Porém a Torre é demais, e a vista é muito muito muito bonita. Depois passamos pela Champs Elysées, mas na altura doArco do Triunfo mesmo, que era bem show. Na verdade eu nunca tinha entendido toda essa fascinaçao que as pessoas tinham por Paris, e nao achava nada demais na fotos de Paris, mas quando você esta la voce entende o porque de todo mundo gostar, que bom. A noite jantamos na casa de um amigos da familia aqui e voltamos de carro, deu pra ver a torre
iluminada etc.


Como minha familia daqui é show, eu que montei o roteiro de Paris né, dai como eu queria visitar a igreja de Sacre Coeur em Montmartre, fomos na manhã seguinte. A igreja é bem bonita por fora, e a gente tem uma vista boa de Paris, mas por dentro é normal. Dai ta, saindo da igreja fomos visitar o bairro de Montmartre, que é bem bonito. Dai la passamos pelo café do filme 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain' e paramos pra tomar alguma coisa la, nao preciso nem dizer que o bar tem mil fotos do filme etc, porque querem dinheiro né, E QUEM NAO QUER? Pois é. Depois passamos pelo Moulain Rouge, que fica em Montmatre também, nao que eu possa entrar, mas de qualquer maneira era de manhã.


De la pegamos o metro e fomos pra catedral de Notre Dame de Paris (pra quem não sabe, Notre Dame é Nossa Senhora em frances) que é muito muito muito bonita por fora, e tem muuuuuuitos detalhes na arquitetura. Por dentro é show também, e como o dia estava ensolarado, os vitrais foram bem produtivos. Dai fomos almoçar la perto mesmo, pedi omelete de queijo, tava bom, mas bom normal. Dai depois fomos caminhar até o Louvre, nao que eu goste de caminhar, na verdade eu odeio, nao acho que caminhar seja um bom programa, ao contrario de toda a populaçao da França, que é so ver um sol e fica todo mundo com fogo de andar. Mas enfim, como eu estava em Paris, porque nao né? Ia ser bom que dai eu via mais coisas, q. E foi bom, caminhamos pela margem do Sena, passamos pela prefeitura e chegamos no Louvre.

Catedral de Notre Dame

Acho que todo mundo aqui ja viu foto da entrada do Louvre né, então não preciso nem falar o quão bonita é. Enfim, ficamos na fila que foi rapida e descemos na piramide de vidro, o bilhete pra menor de 18 anos é gratis, que bom pra quem ia pagar pra mim né. Então, preguiça de falar detalhe por detalhe o que fiz la dentro, mas percebi uma coisa, todo mundo ta pouco se fudendo pra nao poder usar camera e pra ver alguma obra mais famosa você tem que esperar sair gente da sua frente porque ta todo mundo tirando foto da obra, e não 'apreciando'. Tirar foto de quadro, alguém me explica a utilidade? Mas então, no final das contas visitei a sala de arte grega, onde fica a Venus de Milo, a mulher sem braço, não ri não gente, é verdade é verdade. A sala de pintura italiana, onde fica a Mona Lisa e outros quadros de Da Vinci Botticelli e afins, e uma parte da sala egipcia. Obvio que o tempo que eu passei la nao deu pra ver praticamente nada né, mas espero que ainda der pra eu voltar com mais calma e visitar tudo o que eu quero la. Saindo do museu, perto da piramide invertida la, tem mil lojas e eu lindo resolvi que queria tomar um Mocha Frappuccino no starbucks, pra que? Sai do museu bebendo aquele troço gelado e nisso o sol ja tava se pondo e tava bem frio, quase morri, mereço um tiro né? Dai ta, saindo do Louvre passamos pela praça que tem em frente dele e que eu esqueci o nome, porque a gente ia pegar um metrô pra Champs Elysées, nisso no fim (ou começo) do parque tinha uma vista show de bola da torre eiffel e o sol se pondo no fundo, muito bonito! Enfim, pegamos o metrô velho e fedido e chegamos na Champs Elysées, mas a gente nem andou muito, resolvemos entrar na Virgin Megastore e ficar por la mesmo.A loja é gigante, tem 987452652 CD's, DVD's, Vinis, Livros e todo esse tipo de coisa, além de eletronicos, camisetas (comprei uma do Bob Esponja, sou esperto) e afins. Saindo da loja pegamos o metrô e voltamos pra jantar perto do hotel, que como eu ja disse (ou não) ficava do lado da Gare do Nord, onde o trem pra Londres sairia 7 da manhã do dia seguinte, e como tem que fazer imigraçao check in etc, tinhamos que chegar bem mais cedo. Então jantamos e fomos dormir, porque eu com meu fisico top nem perna tinha mais né.

Enfim, espero ter disposição e poder falar de Londres no proximo né, adeus.

Um comentário:

  1. só tenho lembranças trágicas do metrô de paris. sem escada rolante nem elevador e carregando duas malas, show!

    não lembro se é gare du nord ou gare du l'est que é tensão de assalto.

    enfim, bjsss :)

    ResponderExcluir